Novos Povoadores®

Apoiamos a instalação de negócios em territórios rurais

Inovação & Inclusão: "Roteiro para a Ciência"


O Presidente da República iniciou mais uma presidência aberta, desta vez dedicada à Ciência: Roteiro para a Ciência.

O Pedro escreveu em tempos algo que se aproxima à ideia que defendo:

"Acho mal, muito mal, que existam universidades em grandes centros urbanos, uma vez que são o melhor promotor da descentralização do território. Para além disso, polvilham centros de investigação e tecnológicos nas suas áreas limitrofes.

Como referiu Cavaco [Silva], o interior goza de uma qualidade de vida que o litoral desconhece, em clara oposição às CHAGAS URBANISTICAS!"

E a questão que se coloca é saber se fará sentido promover universidades públicas nos grandes centros urbanos, quando os exemplos de cidades universitárias como Braga, Bragança, Aveiro, Coimbra, Faro, Viseu e Covilhã demonstram a dinâmica que as mesmas são capazes de desenvolver autonomamente.

Além disso, os pólos de incubação de empresas que cada uma dessas universidades alberga, têm constituido interessantes iniciativas empresariais de reconhecido mérito europeu.

Dito isto, e em nome da racionalização dos recursos estatais, a dispersão dos polos universitários da Universidade de Lisboa e Porto seriam verdadeiros agentes para a EDUCAÇÃO TERRITORIAL, isto é, a sensibilização da população urbana para as vantagens competitivas das cidades do interior do território.
See Older Posts...